HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – 580 HORAS

Avaliação do curso
5/5

O que você irá aprender:

GRADE CURRICULAR DO CURSO:
• Metodologia da Pesquisa e Produção Científica
• Ética na Educação
• Didática e Metodologia do Ensino Superior
• Relacionamento Interpessoal e Marketing Pessoal
• Libras
• A África
• A História da África e Algumas Teorias
• A Escravidão e as suas Representações
• Novos Objetivos do Ensino da História da África
• O Folclore e as Intervenções Culturais no Brasil

OBJETIVO DO CURSO: A Pós EAD em HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – 580 HORAS pretende capacitar profissionais para ensinarem e investigarem a história do continente africano e sua contribuição para a identidade brasileira, de forma a construir uma visão integrada acerca da história e da cultura e destacar a importância dos negros nas áreas social, econômica, cultural e política do Brasil.

O estudo propõe o aprofundamento da compreensão de aspectos centrais da história moderna e contemporânea, bem como das inter-relações com a da sociedade brasileira. Objetiva-se ainda valorizar a reflexão como elemento importante para enfrentar os atuais desafios à integração social e cidadania.

Lembrando que esta Especialização Lato Sensu está integrada a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no programa BRASIL DE TODAS AS CORES.

FUNÇÃO DO DOCENTE NA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O trabalho trata da aplicabilidade da Lei 11.645/2008, que determina a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da Educação Básica, preferencialmente nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. Objetiva averiguar a aplicabilidade dessa lei quanto à obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, em práticas de professores de História do Ensino Médio. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e usou-se como técnica a entrevista semiestruturada. Os professores, historiadores entrevistados, atuam em escolas públicas estaduais em uma cidade do Estado do Rio Grande do Norte. Realizou-se uma reflexão a respeito dos processos de formação e capacitação desses docentes e dos impactos dessa lei em suas práticas de ensino. Os professores reconhecem a importância dessa legislação, mas não a consideram suficiente para provocar mudanças efetivas nas escolas, no sentido da superação de preconceitos enraizados em práticas sociais fortemente presentes em nossa sociedade. A exigência de conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na referida lei não garante sua aplicabilidade no ensino de História, diante de lacunas identificadas nos processos de formação inicial e continuada dos professores das escolas pesquisadas. É vital que os professores de História recorram, em suas práticas de ensino, à valorização da memória dos diversos grupos étnicos que compõem a nossa sociedade, como um instrumento de consolidação da cidadania e da democracia, o que demanda processos de formação docente nas universidades e nos espaços de atuação do professor.


Click no link da PORTARIA MEC PÓS: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – 580 HORAS

História e Cultura Afro Brasileira_Easy-Resize.com

Faça a sua inscrição!

Você está pronto para se destacar no mercado e garantir o sucesso?

Receba as melhores promoções

Preencha os campos abaixo e ganhe!