EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – 580 HORAS

Avaliação do curso
5/5

O que você irá aprender:

GRADE CURRICULAR DO CURSO:
• Metodologia da Pesquisa e Produção Científica
• Ética na Educação
• Didática e Metodologia do Ensino Superior
• Relacionamento Interpessoal e Marketing Pessoal
• Libras
• Cidadania, Inclusão e Ética na Educação de Jovens e Adultos
• História da Educação de Jovens e Adultos
• Planejamento Educacional em Educação de Jovens e Adultos
• Trabalho com a Educação de Jovens e Adultos no Ensino

OBJETIVO DO CURSO: A Pós EAD em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – 580 HORAS visa proporcionar a formação continuada de professores e demais profissionais da educação que atuam na Educação de Jovens e Adultos, capacitar profissionais de modo técnico, político e ético, considerando as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos a as atuais tendências educacionais e contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre as políticas educacionais relativas à Educação de Jovens e Adultos.

A oferta desse curso justifica-se tendo em vista a grande necessidade de se motivar a formação de profissionais de educação comprometidos em atuar a partir desses referenciais. Para isso, são necessários profissionais preparados para efetivação das ações e estratégias pretendidas, alavancando a concretização de uma ação social que vê ao aluno como cidadão bem como os alunos sintam que o objetivo máximo da educação é a transformação.

FUNÇÃO DO PROFESSOR DO EJA: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica voltada a um público que não teve oportunidade de exercer seu direito à educação durante a infância/adolescência, seja por motivos estruturais do sistema de ensino, como a oferta irregular de vagas, seja pela inadequação particular ao sistema adotado no ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.

Por outro lado, equivocadamente, o conceito de EJA confunde-se com o de ensino noturno. A EJA não se define pelo turno em que é oferecida, outrossim, pelas características e especificidades dos sujeitos aos quais ela se destina; e é exatamente tal especificidade de público que delimitará sua concepção não compensatória, cujos principais fundamentos a serem superados são os de recuperação de um tempo perdido de escolaridade e a ideia equivocada de que o tempo adequado para a aprendizagem é a infância e a adolescência. A psicologia da educação rompeu com estes preconceitos desde os anos oitenta com o surgimento do conceito de Ciclo Vital, onde o desenvolvimento não encontra seu fim, tampouco tal fim existe enquanto uma meta fixada em padrões sociais. O ser humano evolui sempre e sempre está preparado para evoluir.

Dessa forma é preciso buscar uma concepção mais ampla da dimensão espaço/tempo da aprendizagem onde educadores e educandos estabeleçam uma relação holística com o entorno social e suas questões, levando em conta que os motivadores de crianças e adolescentes nunca são os mesmos de adultos e jovens.

Importante frisar que se torna fundamental a implementação de uma política pública estável, voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual deve contemplar a elevação da escolaridade no sentido de contribuir para a inserção social de um grande contingente de cidadãos cerceados do seu direito de concluir a educação básica e de ter acesso a uma formação de qualidade.

Click no link da PORTARIA MEC PÓS: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – 580 HORAS

Educação de Jovens e Adultos

Faça a sua inscrição!

Você está pronto para se destacar no mercado e garantir o sucesso?

Receba as melhores promoções

Preencha os campos abaixo e ganhe!